sábado, 3 de abril de 2010

Etapa 1 - c), d), e) - Sarkozy critica globalização e apoia plano de Obama em Davos

Presidente francês fez discurso no Fórum Econômico Mundial.
EUA querem aumentar controle estatal sobre instituições financeiras.


David Held menciona que a globalização é conceituada como ação à distância [como colado em postagem anteriormente], quando ele afirma isso, quer dizer que os efeitos dos agentes de uma parte do globo podem ter influência em locais distantes. Eu aqui no Brasil decido criar um novo imposto para importação, logicamente atingirá outros países com essa decisão. Na matéria descrita no site do G1, o presidente da França, Nicolas Sarkozy apoiou o plano do presidente norte-americano, Barack Obama, para restringir o tamanho e as operações dos bancos dos EUA. Sarkozy destacou a necessidade de redefinir e reinventar o capitalismo e a globalização. A crise financeira e a recessão econômica que se seguiu foram, segundo ele, "não foi só uma crise global, mas uma crise na e da globalização". Desta forma, o capitalismo precisa se tornar menos consensual. Os banqueiros devem se concentrar nos empréstimos e reduzir seus salários, assim os países que deliberadamente desvalorizam suas moedas poderão desencadear uma resposta protecionista.

Link para notícia: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1465498-9356,00-SARKOZY+CRITICA+GLOBALIZACAO+E+APOIA+PLANO+DE+OBAMA+EM+DAVOS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..