terça-feira, 13 de abril de 2010

Etapa 3 - c) e d) O Processo de Globalização e o Capitalismo: O capital financeiro no comando

Segundo Chesnais (2005) no cenário atual de mundialização da economia e da explicitação da vitória do mercado, esconde-se um modo específico de funcionamento e de dominação política e social do capitalismo. O capital financeiro, em sua forma atual, organizou-se por meio da desregulamentação e do desbloqueio dos sistemas financeiros por parte dos Estados nacionais mais poderosos. Para tanto, recorreu-se a políticas que facilitassem a centralização desse capital (CHESNAIS, 2005).

Ou seja, para Chesnais o capital financeiro industrial estende-se por quase todo o mundo, de modo que os grandes bancos, os fundos de investimentos, as sociedades financeiras e as grandes companhias de seguros comandam e se beneficiam desta nova forma do capitalismo. No entanto, estas instituições não chegaram nesta posição de vantagem se não contassem com a ajuda dos Estados.

O autor afirma que a globalização não é um processo integrador, muito pelo contrário, a globalização é desigual e excludente, pois a globalização e/ou capitalismo separa ainda mais os ricos dos pobres, existe, portanto, uma polarização na qual os Estados ricos ficam cada dia mais ricos, e os países pobres cada vez mais pobres.


CHESNAIS, François. Mundialização: O Capital Financeiro no Comando. Disponível em:  http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/35/art06_35.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..