sábado, 3 de abril de 2010

Etapa 1 - b) Consequências do Processo de Globalização para David Held

De acordo com Held, uma das conseqüências da globalização é o aumento das relações e atividades sociais que se dão além das fronteiras e regiões. Não somente David Held, mas também muitos outros autores, acreditam que são muitas as consequências da globalização. A redução das distâncias geográficas,transformações principalmente culturais, são exemplos. Porém, exise, uma outra consequência da globalização que é comsiderada negativa, a exclusão. Na medida em que os seus benefícios não alcança a todas as pessoas no mundo, e nõ garante união entre os povos podem surgir conflitos entre os povos. À medida que as atividades econômicas, sociais e políticas transcendem cada vez mais as regiões e as fronteiras nacionais, isso representa um desafio direto para o princípio territorial da organização social e política moderna... nas condições da globalização contemporânea, eles são inseridos em um contexto global e postos em competição cada vez maior uns com os outros." (HELD, 2001, p.22)

Um comentário:

  1. Diante do ditado: "não é possível agradar a todos", podemos interpretar o trecho acima de David Held como um fenômeno que mesmo universal, a globalização não garante que todos os povos sejam inseridos nela, pois há uma preferência ou ainda presença acirrada dos mais informandos [Estados].. desta forma, haverá sempre exlusões e mundos divididos..

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..