sábado, 3 de abril de 2010

Etapa 1 - c), d), e) - Globalização produz desemprego

Um novo estudo encomendado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que o atual modelo da globalização deve ser reformado urgentemente para atender melhor as necessidades das populações mais pobres.

Há desequilíbrios no atual funcionamento da economia global, que são eticamente inaceitáveis e politicamente insustentáveis. Vista pelos olhos da vasta maioria dos homens e mulheres, a globalização não atendeu às suas simples aspirações por empregos decentes e um futuro melhor para seus filhos. Segundo David Held um dos conceitos de globalização é o processo de diminuição da importância das fronteiras, principalmente para a economia. Se for assim, o atual modelo de globalização realmente precisa mudar urgentemente! Pois a questão do emprego, por exemplo, é central para qualquer estratégia de ampliação dos benefícios trazidos pela globalização. Então perguntamos: Isso é uma globalização justa? A matéria destaca que o desemprego no mundo atingiu o seu recorde histórico, com 185 milhões de desempregados no planeta e o crescimento desenfreado da economia informal. Está na hora de colocar na balança o que é benéfico à todos, não é?

Link para notícia: http://www.bbc.co.uk/portuguese/economia/story/2004/02/040224_globalizacaoms.shtml

2 comentários:

  1. O mundo está muito desiquilibrado! Held diz que a globalização traz diminuição da importÂncia das fronteiras, desta forma o modelo atual precisa mesmo mudar porque neste mundo repleto de informação, o desemprego atinge altos níveis!

    ResponderExcluir
  2. Comecemos por afirmar, com Edgar Morin, que “o que chamamos de globalização hoje em dia é o resultado, no momento atual, de um processo que se iniciou com a conquista das Américas e a expansão dominadora do ocidente europeu sobre o planeta” (Morin, 2001 p.39)zy.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..