segunda-feira, 12 de abril de 2010

Etapa 3 - c) e d) O Processo de Globalização e o Capitalismo: A Vitória dos Ricos na Globalização

Incrível como o texto inicia afirmando um pensamento que por anos, assola a sociedade: "As regras do jogo do capitalismo global por enquanto favoreceram muito mais os países industrializados do que as  nações em desenvolvimento". Esse é um tipo de pensamento ligado aos céticos, que além de nos passar um pensamento um tanto egoísta, nos passa a idéia de que não importa o que fassamos, [nós dos países em desenvolvimento] que o mérito acabará sempre aos países ricos [aos desenvolvidos].

Os países em desenvolvimento que muitas vezes se apoiaram na globalização para aumentar seu crescimento, perceberam pouco depois que ela também pode ser caracterizada como um processo  perigoso e de exclusão, uma vez que o capitalismo global e a onda de liberalização dos anos 90 causaram muitos estragos em economias que estavam crescendo e acabaram em uma profunda crise econômica. A passagem que prova a ligação entre o capitalismo e a globalização vem expresso na seguinte afirmação: “Ironicamente, os comunistas chineses ajudaram a provar que o capitalismo é indispensável para tirar as pessoas da pobreza”. O processo de globalização deixou marcas de tragédia espalhadas pelo planeta – e esse é o grande motivo pelo qual o processo não deve ser encarado como um agente neutro. Ele produz riqueza, mas também miséria. Ou seja, a globalização não tira ninguém da pobreza. Quem é pobre, continuará pobre, quem é rico, poderá ficar ainda mais rico.

Além desse pensamento, há uma outra passagem possível de se ver no texto. Os países em desenvolvimento continuam sendo prejudicados pelos subsídios que os países ricos dão aos produtores agrícolas nacionais. E isso tudo está longe de ser revertido com o aprofundamento da globalização.

Mas não é tudo negativo. No campo político, por exemplo, a globalização obteve grande sucesso no que se refere a levar idéias globais de democracia e liberdade para todos os cantos do mundo. A globalização, segundo os autores, serviu inclusive para passar uma idéia de que tudo o que acontece em qualquer parte do globo é observado pelas pessoas do mundo todo. Esse ponto é muito interessante, porque segundo Joseph Nye, os Estados Unidos mesmo sendo a "potência hegemônica", tem de prestar contas aos outros países.

Os americanos, mesmo sendo a fonte de sustentação para o capitalismo global, não conseguem resolver todos os problemas do mundo sozinhos. Não podem seguir isolados no mundo. Ninguém pode viver só. Há muitos problemas no mundo que um país sozinho não poderá resolver sozinho, como o terrorismo, o narcotráfico, a violência, etc..

ALCÂNTARA, Eurípedes; SALGADO, Eduardo. A vitória dos ricos na globalização. Revista Veja, 29/05/2002. Disponível em: http://veja.abril.com.br/290502/p_096.html

Um comentário:

  1. Não discordo que a globalização facilita muito a vida dos países ricos, mas tem sido um processo inevitável e cabe aos países em desenvolvimento agir!

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..