sábado, 3 de abril de 2010

Etapa 1 - a) Definição do Processo de Globalização segundo David Held

De acordo com David Held, a globalização é um fenômeno amplamente debatido porém não existe uma definição única e universalmente aceita para a globalização. Para ele é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto de mudanças é a integração dos mercados numa “aldeia-global”, explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Em outras palavras, ele apresenta a idéia de que a globalização representa uma mudança significativa no alcance espacial da ação e da organização social, que passa para uma escala inter-regional ou intercontinental.

Um comentário:

  1. É dificil falar sobre o siignificado da globalização, pois é um fenômeno que não é novo. Acontece desde o mundo antigo com as cruzadas, expedições e descobertas dos mundos. O fato é que com a mudança e criação de novos meios de informação o processo de globalização se tornou algo muito mais intenso. Dificil de ficar de fora.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..