domingo, 11 de abril de 2010

Etapa 3 - b) O Desenvolvimento do Sistema Capitalista de Produção: Capitalismo Comercial

O Capitalismo como sistema como sistema econômico e social, passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. O capitalismo evoluiu gradativamente, e de acordo com o Prof Franco, foi se transformando à medida que vinha surgindo novas dificuldades. Para ele, o sistema capitalista sempre apresentou, ao longo de sua história, dinamismo. Isso se explica devido ao seu profundo enraizamento histórico e cultural, pois sua origem é muito antiga (final da idade média) e sua evolução histórica muito lenta. Gradativamente, ele foi se sobreponto a outras formas de produção, até se tornar hegemônico, que ocorreu em sua fase industrial.

O Prof Franco, divide o capitalismo em quatro fases:



De um modo geral, o capitalismo está voltado para a fabricação de produtos comercializáveis, com o objetivo de obter lucro. Nas sociedades capitalistas, o elemento da economia é o capital. Como no capitalismo a produção se destina ao mercado, o prof Franco considera que os países capitalistas adotam uma economia de mercado. É em função do mercado, que se desenvolve a produção, circulação e o consumo dos produtos.


FRANCO, Prof. Produção de Produção Capitalista: Capitalismo Comercial, 2007. Disponível em: www.portalimpacto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..