sábado, 3 de abril de 2010

Etapa 1 - b) Principais conseqüências deste processo para Ulrich Beck

David Held caracteriza a globalização como uma forma de negar o conceito de "Estado mundial", pois, embora as sociedades estejam interligadas, elas não se unem, formando uma só. Ele deixa claro que "não há poder hegemônico ou regime internacional econômico ou político." Para ele a modernidade separa, cada vez mais, o espaço do lugar, ao reforçar relações entre outros que estão "ausentes", distantes de qualquer interação face-a-face.
A sociedade mundial, que tomou uma nova forma no curso da globalização - e isto não apenas em sua dimensão econômica - , relativiza e interfere na atuação do Estado nacional, pois uma imensa variedade de lugares conectados entre si cruza suas fronteiras territoriais, estabelecendo novos círculos sociais, redes de comunicação, relações de mercado e formas de convivência. Isto fica evidente em todas as colunas da autoridade do Estado nacional: impostos, atividades especiais da polícia, política externa, segurança militar." (BECK, 1999, p. 18). Vivemos numa sociedade global exposta a ameaças impossíveis de bloquear. De ora em diante, nada do que acontece no mundo é um evento somente local.
O processo da globalização entende que a máxima de “pensar globalmente e agir localmente” torna-se cada vez mais uma realidade. Por um lado, é cada vez mais forte a impressão que os povos possam governar-se não apenas sob um plano nacional,
mas igualmente através de novas instituições internacionais. Por que os problemas globais aparecem todos os dias com frequência. Ninguém pode produzir num âmbito global, literalmente falando. Mesmo as indústrias que produzem e comercializam globalmente seus produtos, devem desenvolver laços locais.

Um comentário:

  1. Globalização e Localização é o que consideramos esse trecho postado acima. A globalização – que é um fenômeno grande, algo que é externo, pode ser colhida nas
    pequenas coisas concretas de todos os dias, na própria vida, nos símbolos culturais.. onde poderíamos chamar tudo isso de glocal ou glocalização..

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..