sábado, 3 de abril de 2010

Etapa 2 - a) Principais Pressupostos das Correntes Teóricas sobre globalização: os Céticos

Globalização para os céticos é algo sem precedentes. Para eles, o Estado mantém a sua autonomia e capacidade reguladora. Eles afirmam que no cenário internacional não houveram mudanças significativas. É uma forma de dizer que os Estaods não possuem mais a responsabilidade. Quando os céticos falam sobre economia global, afirmam que mesmo havendo integração regional, as empresas continuam vinculadas aos Estados. Eles alegam que, a abertura do mercado era maior do que é hoje. Isso é possível de acreditar?

Featherstone (1996)considera que o processo de globalização pode passar a idéia de que o mundo é um lugar único, com aumento de contato entre as diferentes localidades. Ressalta a importância do diálogo entre nações, blocos e civilizações que considere as relações de interdependência e correlações de poder como forma
de tentar superar as dificuldades.

Como poderiam estar vinculadas somente aos Estados? Mesmo que ainda não exista uma corrente de pensadores que conseguem sintetizar o melhor dos dois mundos, céticos e globalistas, afirmar que globalização é apenas uma questão de retórica é um tanto descrente. Não é mesmo? Aos céticos, o comércio exterior não é tão expressivo para dizer que todos os mercados estão globalizados. Além de acreditarem no fundo, que globalização não é algo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..