sábado, 3 de abril de 2010

Etapa 2 - a) Principais Pressupostos das Correntes Teóricas sobre Globalização: os Transformacionalistas

Os transformacionalistas adotam uma visão intermediaria. Consideram a globalização como um conjunto de mudanças que alteram as sociedades modernas, sendo que inúmeros padrões tradicionais continuam a existir assim como algum poder por parte dos governos nacionais. A globalização é um processo descentrado e reflexivo caracterizado por uma série de ligações e fluxos culturais que operam de forma multidirecional sendo um produto de inúmeras redes globais interligadas. Denfendem que os países se resstruturam para responder às novas forças de organização social e econômica.

De uma forma simples e geral, os transformacionalistas, embora visualizem a globalização como um processo contraditório, acreditam provocar alterações profundas na atual ordem mundial, influenciando as relações sociais, políticas, econômicas e culturais, inclusive na vida doméstica. Incluem em seu debate temas como Integração, Regionalismo, Organizações Internacionais, Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Para a corrente transformacionalista, a alteração na capacidade do Estado não significa que ele perdeu sua capacidade, mas que esta foi reduzida devido aos novos itens em sua agenda, que seguem de acordo com a conjuntura internacional, incluindo ‘novos’ problemas com os quais o Estado não pode resolver sozinho, o que tende a gerar uma série de associações, blocos e regimes internacionais.

Anthony Giddens explica que no entendimento dos transformacionalistas, a globalização é uma força de reordenação das relações inter-regionais e das ações à distância, que está transformando o governo e as políticas mundiais, pois é um processo aberto e dinâmico que está sujeito à influência e à mudança. A ordem global está se transformando (na esfera econômica, política, cultural e pessoal), mas velhos modelos ainda restam, e os governos ainda detêm bastante poder apesar do avanço da interdependência global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..