domingo, 11 de abril de 2010

Etapa 3 - a) Histórico do Processo de Globalização e o Desenvolvimento do Sistema Capitalista: Histórico da Globalização

O objetivo do artigo " Histórico da Globalização" é analisar o processo da globalização, através de uma intensa revolução nas tecnologias de informação: telefones, computadores e televisão, que para ele tem contribuindo de forma surpreendente para a maior integração de todo o mundo. Isso faz com que a globalização ultrapasse os limites da economia e política, e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países. Temos como exemplo disso a forte influência da cultura americana em todo o mundo.

Para o autor, fatos históricos marcantes ocorridos entre o final da década de 1980 e o início da de 1990 determinaram um processo de rápidas mudanças políticas e econômicas no mundo. Como os seguintes acontecimentos: A queda do Muro de Berlim em 1989; O fim da Guerra Fria; O fim da política do Apartheid e a eleição de Nelson Mandela para presidente, na África do Sul; O grande crescimento econômico de alguns países asiáticos (Japão, Taiwan, China, Hong-kong, Cingapura), levando a crer que constituirão a região mais rica do Século XXI; O fortalecimento do capitalismo em sua atual forma, ou seja, o neoliberalismo; O grande desenvolvimento científico e tecnológico ou Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica.

O artigo analisa detalhadamente cada ponto histórico mencionado acima. O autor explica que até  praticamente 1989, ano da queda do Muro de Berlim, o mundo vivia no clima da Guerra Fria. De um lado, havia o bloco de países capitalistas, comandados pelo Estados Unidos, de outro, o de países socialistas, liderado pela ex-União Soviética, configurando uma ordem mundial bipolar.A queda do Muro de Berlim, com a reunificação da Alemanha, e muitos outros acontecimentos do Leste Europeu alteraram profundamente o sistema de forças até então existente no mundo.

De um sistema de polaridades definidas passou-se, então, para um sistema de polaridades indefinidas ou para a multipolarização econômica do mundo. O confronto ideológico (capitalismo versus socialismo real) passou-se para a disputa econômica entre países e blocos de países. O beneficiário dessa mudança, historicamente rápida, que deixou muitas pessoas assustadas, foi o sistema capitalista, que pôde expandir-se praticamente hegemônico na organização da vida social em todas as suas esferas (política, econômica e cultural). Assim, o capitalismo mundializou-se, globalizou-se e universalizou-se, invadiu os espaços geográficos que até então se encontravam sob o regime de economia centralmente planificada ou nos quais ainda se pensava poder viver a experiência socialista.

O que fica claro nisso tudo é que a globalização não é um acontecimento recente. De acordo com alguns autores, ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial européia, conseqüentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje. Mas o que chama a atenção na atual é, sobretudo o fato de generalizar-se em vista da falência do socialismo real. De repente, o mundo tornou-se capitalista e globalizado.


BRANCO, Eustáquio Lagoeiro. O que é globalização? - Histórico da globalização, 2003. Disponível em: http://eduquenet.net/textglobalizacao.htm

2 comentários:

  1. Concordamos com este artigo! A globalização é um processo histórico que se foi realizando através dos tempos, com base na interação e interdependência da concentração do domínio económico (capitalismo), político (impérios e colónias), religioso (vocação universal da cristandade) e tecnológico (supremacia do conhecimento ocidental) à escala mundial.

    ResponderExcluir
  2. Globalização é um processo histórico mundial pelo qual sociedades e grupos distantes no mundo se tornam interdependentes uns dos outros em crescente rapidez.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..