sábado, 3 de abril de 2010

O que é globalização?

Segundo o economista Eduardo Gianetti da Fonseca: “ O fenômeno da globalização resulta da conjunção de três forças poderosas: 1) a terceira revolução tecnológica (tecnologia ligada à busca, processamento, difusão e transmissão de informações; inteligência artificial; engenharia genética); 2) a formação de áreas de livre comércio e blocos econômicos integrados (como o Mercosul, a União Européia e o Nafta); 3) a crescente interligação e interdependência dos mercados físicos e financeiros, em escala planetária”. O jornal francês “Le Monde” discorda. Usando o termo “mundialização”, ele define globalização como sendo “a mundialização é bem mais que uma fase suplementar no processo de internacionalização do capital industrial em curso desde faz mais de um século”. E lembra que “o comércio entre nações é velho como o mundo, os transportes intercontinentais rápidos existem a vários decênios, as empresas multinacionais prosperam já faz meio século, os movimentos de capitais não são uma invenção dos anos 90, assim como a televisão, os satélites, a informática”. O que “Le Monde” chama de “novidade” é “a desaparição do único grande sistema que concorria com o capitalismo, o comunismo soviético”. O fim do comunismo permite globalizar o capitalismo, com todas as implicações decorrentes: aumento no fluxo de comércio, de informação e de expansão das empresas multinacionais em mercados antes fechados. O especialista Anthony McGrew lista três tendências nos analistas da globalização: 1) os hiperglobalizantes – os que acham que a globalização define uma nova época na história da humanidade; 2) os céticos – os que entendem que os fluxos atuais de comércio, investimento e mão-de-obra não são superiores aos séculos passados; 3) os transformalistas – admitem que os processos contemporâneos de globalização não têm precedentes. Têm uma visão intermediária. Apontam um novo padrão de inclusão e exclusão social na economia globalizada. Não há uma definição que seja aceita por todos. Ela está definitivamente na moda e designa muitas coisas ao mesmo tempo, define uma nova era da história humana.

Admpga. Tudo sobre a globalização. Disponível em: http://www.admpga.hpg.ig.com.br/page14.html

5 comentários:

  1. Globalização é um conceito inovador em conteúdo, porque mostra uma realidade dinâmica. É uma realidade a qual não podemos fugir. De uma forma ou de outra, todos nós lidamos diariamente com esse fenômeno. Compreender a globalização é ter a mente aberta; é livrar-se de preconceitos ou de formulações ideológicas, que na verdade pouco ajudam a compreender a realidade e nada acrescentam ao mundo que estamos. A qualidade, a quantidade e o ritmo da informação à nossa disposição são ótimos exemplos disso.

    ResponderExcluir
  2. Acho que Globalização é algo que sempre existiu e todos nós fazemos parte deste fenômeno. Não viver a globalização é estar por fora do mundo. Falarmos sobre globalização é falarmos sobre a era da informação. Pois, hoje tudo é informação!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Partindo do comentário do grupo acima, acredito que hoje tudo é informação e é quase impossível ficar sem interagir com o mundo. A globalização também é isso. É sair para o mundo, é descobrir novas tecnologias, novos mundos!

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..