sábado, 3 de abril de 2010

Etapa 1 - a) Definição do Processo de Globalização segundo Ulrich Beck

De acordo com o sociólogo alemão Ulrich Beck, o termo globalização apresenta processos que têm por conseqüência a subjugação e a ligação transversal dos estados nacionais e sua soberania através de atores transnacionais, seguindo suas oportunidades de mercado, orientações, identidades e redes. Ouvimos falar de defensores da globalização e de críticos à globalização, num conflito pelo qual diferentes organizações se tornam cada vez mais conhecidas. Para Beck essa forma de globalização significa a predominância da economia de mercado e do livre mercado, uma situação em que o máximo possível é mercantilizado e privatizado. Tudo isso leva ao domínio mundial do sistema financeiro, à redução do espaço de ação para os governos – sendo assim, os países são obrigados a aderir ao neoliberalismo – ao aprofundamento da divisão internacional do trabalho e da concorrência e, não por último, à crise de endividamento dos estados nacionais. As condições para que essa globalização pudesse se desenvolver foram a interconexão mundial dos meios de comunicação e a equiparação da oferta de mercadorias, das moedas nacionais e das línguas, o que se deu de forma progressiva nas últimas décadas.

2 comentários:

  1. É evidente que essa situação apresentada por Beck tem efeitos sobre a cultura da humanidade, principalmente nos países pobres, onde os contrastes sociais são ainda mais perceptíveis, mas o que fazer se a era da informação tem proporcionado interação entre os Estados?

    ResponderExcluir
  2. A exclusão de muitos grupos na sociedade e a separação entre camadas sociais têm contribuído para que a tão conhecida integração entre diferentes povos não se efetive. É uma grande preocupação para o mundo futuro!

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..