domingo, 4 de abril de 2010

Etapa 3 - a) Histórico do Processo de Globalização e o Desenvolvimento do Sistema Capitalista: Globalização econômica: um processo histórico

O objetivo da pesquisa da Drª Rosângela de Lima Vieira, é analisar o processo da globalização econômica na longa duração caracterizada por ela de elementos estruturais e conjunturais. Dentre os elementos estruturais destacam-se a constante ampliação do mercado internacional; o desenvolvimento das esferas da circulação e produção de mercadorias; e o alargamento dos negócios financeiros. Logo notamos que ela considera que um dos fatores mais importantes desse processo de globalização é o rápido crescimento dos mercados financeiros, que se desenvolveu com uma grande autonomia.

A análise que ela apresenta, decorre do estudo das duas principais obras de Fernand Braudel: O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico à época de Filipe II e Civilização Material, Economia e Capitalismo – séculos XV a XVIII6. Onde analisa o período das grandes navegações, da conquista da América e do comércio oriental. Que para ela foi o inicio do histórico da globalização. Outro argumento no mesmo sentido constitui-se no desenvolvimento da esfera financeira do capitalismo. Sejam as Bolsas, por demonstrarem a atividade comercial tanto em larga escala como em longas distâncias, ou ainda o mercado do próprio capital.

Assim observa-se na análise de Braudel a característica de o capitalismo dominar as demais esferas sociais, políticas e culturais.


Cf. VIEIRA, R. “A globalização econômica: uma leitura conjuntural e estrutural”, in CORSI, F. L. et alli. (org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..