segunda-feira, 12 de abril de 2010

Etapa 3 - c) e d) O Processo de Globalização e o Capitalismo: Globalização não é um jogo inocente

O relatório de Nicholas Stern, quando esteve aqui no Brasil em 2001, tem enfoque na relação aumento do comércio e redução da pobreza. Aproveitando a oportunidade, Stern concedeu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo que afirmou ser benéfico que um país derrube barreiras comerciais de maneira seletiva, em pontos estratégicos, independente do protecionismo dos países ricos. Nesse relatório ele indica que os países mais globalizados são China e Índia.

Stern esclarece dizendo que o conceito de globalização utilizado foi o de integração comercial e, que estes países, depois de derrubarem barreiras comerciais foram beneficiados. Segundo Stern “se a globalização não é uma receita imediata para dar fim à pobreza em todos os lugares, ela certamente reduz nas economias comercialmente integradas”.



Entrevista com Nicholas Stern, Dezembro de 2001, “Globalização não é um jogo inocente”. Disponível em: http://www.globalizacion.org/entrevistas/SternGlobzBancoMundial.htm

Um comentário:

  1. Podem ter beneficiado esses países na questão economica, porém dificilmente vai gerar desenvolvimento social, já que a tendencia é o desemprego e a aumentar ainda mais a desigualdade social em países cuja esse indicador é evidente.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para postar suas críticas, comentários, sugestões e elogios às nossas notícias, textos, ao nosso grupo etc..